Pós-Graduação em Indústrias Criativas: Estratégias, Políticas e Empreendedorismo

.

Sob a coordenação de José Cavaleiro Rodrigues (diretor) e Paulo Faustino (subdiretor), there a ESCOLA SUPERIOR DE COMUNICAÇÃO SOCIAL (ESCS) vai iniciar, em janeiro de 2016, a Pós-Graduação em Indústrias Criativas: Estratégias, Políticas e Empreendedorismo. O curso procura corresponder ao crescimento e ao dinamismo do mundo empresarial e das políticas públicas relacionadas com o setor criativo e cultural, combinando, numa única oferta formativa, as dimensões teórica/concetual e prática/experimental. Para além dos professores responsáveis das unidades curriculares, o curso contará ainda com a participação de destacados especialistas no setor criativo e cultural nacionais e internacionais, que irão partilhar o seu conhecimento e experiências.

 

Esta Pós-Graduação terá também a colaboração científica de reputados professores e especialistas internacionais, como são os casos de Terry Flew, da Creative Industries Faculty Queensland University of Technology (Austrália), e de Robert Picard, do Reuters Institute for Journalism, da University of Oxford (Inglaterra). Outro aspeto a destacar nesta Pós-Graduação é a possibilidade dos alunos terem acesso a estágios curriculares em relevantes organizações do setor criativo e cultural em Portugal como é o caso da Câmara Municipal de Lisboa, através da Direcção Municipal de Cultura, e da EGEAC, com quem foram estabelecidos protocolos específicos para cooperação no âmbito deste projeto educativo.

O principal objetivo desta oferta é proporcionar formação integrada e compreensão crítica das indústrias criativas e culturais, para quem pretenda desenvolver a sua atividade profissional ou que procure consolidar percursos profissionais nas indústrias criativas e culturais, assim como todos aqueles que pretendam lançar iniciativas empreendedoras e criar projetos e negócios nestas áreas. Complementarmente, procura-se preparar os alunos para o aprofundamento da investigação académica, orientada para a prática e aplicada às indústrias criativas e culturais, durante a frequência de futuros programas de mestrado ou doutoramento.

O plano de estudos desta Pós-Graduação desenrola-se durante três bimestres, entre janeiro e junho de 2016, e integra seis unidades curriculares obrigatórias, cada uma com 30 horas de carga horária. As unidades curriculares que constituem o plano curricular são Economia, Indústrias Criativas e Desenvolvimento; Empreendedorismo, Inovação e Modelos de Negócio; Metodologias de Investigação e Inteligência de Mercado; Indústrias Criativas e Políticas Públicas; Marketing, Comunicação de Organizações e Produtos Criativos; e Produção e Gestão de Projetos Criativos e Digitais. A ESCS pode atribuir créditos (ECTS) pela formação realizada no plano curricular da Pós-Graduação, convertíveis no caso de prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico de mestre, segundo a legislação em vigor.
Este curso de Pós-Graduação conta igualmente com a parceria da Internacional Media Management Academic Association (IMMAA), que, para além do aconselhamento científico e pedagógico, promoverá projetos de investigação e seminários conjuntos.

Candidaturas

O processo de candidatura efetua-se exclusivamente online até 11 de dezembro, através do link:
https://portal.ipl.pt/escs-cssnet/page

Todas as informações estão disponíveis em:
http://www.escs.ipl.pt/cursos/pos-graduacoes/industrias-criativas

Contactos

Para outras informações, contactar os Serviços Académicos da ESCS:
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telefone: 21 711 90 00

Junte-se a nós!

Clique aqui para efectuar o seu pedido de adesão Clique aqui para conhecer os nossos Associados

Conheça todas as vantagens em se tornar nosso associado, representamos e defendemos os interesses das indústrias do multimédia, contribuindo para o seu crescimento sustentado e para a regulamentação do sector.
Poderá também subscrever a nossa newsletter neste link