APMP - Associação Multimédia

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Ano Nacional do Multimédia

Lançamento em 1998 como o "Ano Nacional do Multimédia" (1998/1999), buy iniciativa pioneira que contou com ações descentralizadas a nível nacional, ampoule envolvendo a comunidade educativa, a comunidade empresarial, o cidadão, o sector público e o sector privado, numa lógica transversal de desenvolvimento do sector multimédia em Portugal. Dessas ações destaque para:

  • Exposição Itinerante Nacional – Projeto de divulgação do multimédia a nível nacional, que apresentou duas vertentes: a "Exposição Itinerante" nas Escolas e o seminário "Dia Local do Multimédia" em colaboração com os núcleos empresariais regionais. Um "road show" que englobou 27 exposições e 20 seminários em todo o território nacional, incluindo Madeira e Açores, iniciou-se em Junho de 1998 e terminou em Dezembro de 1999.

    Esta foi uma ação que contou com o apoio do Ministério da Economia/PEDIPII via projeto PROMEDIA, para a vertente empresarial e com o apoio do ministério da educação para a vertente escolas.

  • A "Exposição Itinerante" nas Escolas foi uma iniciativa apoiada pelo Ministério da Educação e o seu objetivo principal era implementar 3 dias de Escola Aberta, iniciando um processo de dinamização local e de consciencialização para a importância do Multimédia e o seu impacto na sociedade. O "Dia Local do Multimédia" foi uma iniciativa apoiada pelo Ministério da Economia, sendo o seu objetivo principal criar espaços de informação / debate suportados por uma representativa área de exposição. O seminário visou implementar uma nova perspectiva sobre a utilização, benefícios e criação nacional de produtos e serviços multimédia e, ainda que se tenha destinado prioritariamente a empresários e decisores, agiu como interface para a sociedade civil.

  • Apoio à presença nacional em Feiras de Multimédia Interativo.

  • Programa de Transferência de Know-How: Noutra vertente, e em colaboração com a DGI – Direcção Geral da Indústria, foi lançado o Primeiro Programa para a Transferência de Know-How para empresas multimédia que visou apoiar a vinda de técnicos estrangeiros a Portugal ou a ida de quadros portugueses ao estrangeiro. A APMP assumiu o papel de Entidade Promotora/gestora do projeto. Tratou-se de uma iniciativa estratégica para a consolidação de conhecimentos e o acompanhamento da evolução internacional do sector.

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