A plataforma britânica do UBS Group AG viu quase 50% de suas ações europeias migrarem para rivais em Amsterdã e Paris depois que a Brexit desviou a maior parte das negociações de ações da União Europeia de volta para o bloco.
O banco da Suiça, que decidiu não abrir um local para essas negociações dentro da União Europeia, caiu para 307 milhões de euros em negociações diárias de ações na semana passada, de acordo com dados da Cboe Global Markets Inc.
O UBS MTF teve uma participação de 1,6% nas negociações de ações europeias durante a primeira semana de dezembro, que caiu para cerca de 0,8% em 8 de janeiro.
Embora a perda de negócios seja apenas uma pequena parte da franquia geral de ações do banco, ela destaca o papel reduzido da Grã-Bretanha para negociar com ações europeias.
Brexit para grande maioria das negociações de ações
O Reino Unido perdeu seus direitos de acesso ao mercado em 31 de dezembro e a UE não permitiu que investidores dentro do bloco negociassem ações em empresas como a Airbus SE e BNP Paribas SA do Reino Unido. No entanto, investidores britânicos e internacionais ainda podem negociar na UE ações de Londres, deixando alguns negócios residuais na cidade.
O UBS foi uma das únicas plataformas importantes a não estabelecer um local da UE como uma cobertura Brexit. O Goldman Sachs Group Inc. lançou uma entidade em Paris, enquanto a Cboe Europe e a London Stock Exchange Group Plc optaram por Amsterdã.
O banco suíço pode ganhar um impulso nos próximos meses, após o Tesouro do Reino Unido ter concedido equivalência à Suíça, abrindo caminho para que ações de empresas como a Nestlé SA sejam reintroduzidas nas plataformas de Londres. Esses estoques foram banidos dos locais europeus devido a uma briga entre Berna e a UE.
A recuperação dos metais
O ouro ganhou cerca de 1% na terça-feira, se recuperando de uma baixa de um mês tocada na última sessão, com o foco voltando às perspectivas de inflação impulsionadas por mais estímulos fiscais dos EUA sob o presidente eleito Joe Biden.
O ouro à vista subiu 0,7% para $ 1.857,63 por onça. Na última segunda-feira, os preços atingiram seu nível mais baixo desde 2 de dezembro. Os futuros de ouro dos EUA ganharam 0,4%, para U$ 1.858,50.
Quase sempre, o ouro, tem sido visto como uma proteção contra a inflação e a desvalorização da moeda que podem resultar de estímulos generalizados, especialmente no ano passado.
No entanto, os rendimentos mais elevados dos títulos desafiaram esse status recentemente, pois aumentam o custo de oportunidade de manter ouro sem rendimento.
O índice do dólar se recuperou de uma baixa de quase três anos alcançada na semana passada, quando os rendimentos de referência do Tesouro dos EUA em 10 anos chegaram a 1% pela primeira vez desde março.
A prata ganhou 1,9% para U$ 25,39 a onça. A platina subiu 3,1% para U$ 1.06, enquanto o paládio subiu 0,5% para U$ 2.38.
Ford decide parar sua fabricação no Brasil
A Ford disse que está fechando suas últimas três fábricas no Brasil, pondo fim a décadas de presença industrial no país.
A montadora americana culpou a pandemia, que disse ter ampliado anos de vendas fracas e “perdas significativas” na região.
Estima-se que cerca de 5.000 pessoas, principalmente no Brasil, perderão seus empregos.
A decisão faz parte de uma reestruturação global da Ford na tentativa de melhorar seu desempenho financeiro.
Jim Farley, presidente-executivo da Ford declarou: “Com mais de um século na América do Sul e no Brasil, sabemos que são ações muito difíceis, mas necessárias, para criar um negócio saudável e sustentável”
Antes do surto da Covid, a Ford havia anunciado planos de redução em vários mercados, com fechamentos em países como Brasil, Reino Unido, França, Alemanha e Rússia.
Ela cortou milhares de empregos no ano passado em meio a uma queda nas vendas de carros devido à pandemia.
Na segunda-feira, a Ford informou que planejava interromper as operações em suas fábricas de Camaçari e Taubaté imediatamente, embora parte da produção de peças continue por alguns meses para sustentar os estoques.
A Ford disse que espera que a redução custe U$ 4,1 bilhões, incluindo pagamentos de separação, e está trabalhando para encontrar compradores para as fábricas.
A empresa, que inaugurou sua primeira fábrica de montagem no Brasil em 1920, expandindo posteriormente para a produção completa, manterá alguma presença no país, incluindo uma sede regional em São Paulo.
A empresa de pesquisas IHS Markit estima que as vendas globais de automóveis caíram cerca de 15% em 2020. No Brasil, as vendas caíram 26% e não se espera que se recuperem por pelo menos dois anos, disse a Ford.