As bolsas europeias fecharam em alta na quarta-feira, com a União Européia sinalizando progresso nas negociações sobre um acordo comercial pós-Brexit com o Reino Unido e dando uma luz no fim do túnel para aqueles que não achavam que o encontro teria um bom resultado no geral.
O Stoxx 600 pan-europeu fechou em alta de 0,8%, com quase todos os setores do mercado em território positivo. As ações de seguros lideraram os ganhos, subindo 2,1%.
Presidente da Comissão Europeia se pronuncia
“Há um caminho para um acordo agora”, disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, na última quarta-feira, em comentários que impulsionaram a libra esterlina e o euro. Ambas as moedas subiram em relação ao dólar, sendo negociadas a U$ 1,35 e U$ 1,22, respectivamente.
“Encontramos um caminho a seguir na maioria das questões, mas duas questões permanecem pendentes: igualdade de condições e as pescas”, concluiu von der Leyen.
O mercado norte americano também sentiu
Em Wall Street, as ações pairavam em torno da linha plana enquanto os comerciantes pesavam o aparente progresso nas negociações de estímulo fiscal dos EUA e dados econômicos decepcionantes.
O Departamento de Comércio disse que as vendas no varejo caíram 1,1% em novembro. Economistas consultados pela Dow Jones esperavam queda de 0,3% ou até mais.
Os investidores globais também aguardaram os comentários do Federal Reserve sobre o futuro da economia dos EUA.
Embora se espere que a visão de longo prazo do Fed melhore devido ao otimismo com as vacinas, o banco central deve dar um tom mais conciso no final de sua reunião, afetando diretamente todo o mercado até o fim desta semana.
Medidas preventivas serão tomadas na Europa
De volta à Europa, o aumento de casos de coronavírus também é um foco importante para investidores em várias economias importantes, incluindo Alemanha, Itália e Holanda, mudando os planos de Natal para relaxar as restrições a fim de conter um aumento acentuado nos casos.
No meio dessa semana, a Alemanha está iniciando seu bloqueio de Natal, no qual escolas e lojas não essenciais devem fechar mais uma vez. Ao mesmo tempo, o Reino Unido também está reconsiderando algumas partes desses planos, para poder relaxar as regras e permitir que as famílias se reúnam durante o período festivo, após críticas de alto nível à mudança.
As leituras preliminares de PMI para este mês mostraram que a economia da zona do euro superou em muito as expectativas, com os produtores relatando um grande crescimento alimentado pelo aumento das exportações e o desempenho da Alemanha. No entanto, a maior economia da região entrou em um lockdown mais rígido nesta quarta-feira, como mencionado acima, trazendo dúvidas se esse otimismo poderá continuar.
Dados vantajosos da zona do euro
A atividade empresarial na zona do euro está passando por um mês de dezembro bastante vantajoso, de acordo com os dados do índice preliminar do gerente de compras para a região.
A leitura quase que instantânea da produção composta do PMI da zona do euro, que analisa a atividade nos setores de manufatura e serviços do continente, chegou a 49,8% em dezembro, ante 45,3% em novembro e superando todas as expectativas. No entanto, uma leitura abaixo de 50% ainda indica uma contração na atividade empresarial.
Ações individuais
Em termos de movimento de preço de ações individuais, o grupo de telecomunicações e cabo Altice Europe disparou para mais de 23% depois que seu fundador aumentou a oferta de compra para tornar a empresa privada.
No fundo do índice europeu de blue chip, as ações da empresa farmacêutica belga Galápagos despencaram mais de 18% depois que a parceira norte-americana Gilead optou por não buscar a aprovação de um medicamento para artrite reumatóide, de acordo com a fonte da bolsa de valores.