Programa de Mandato 2013-2016

A APMP vive uma fase crucial da sua existência tornando por isso os próximos anos e em particular o mandato da nova direção muito exigentes em termos de trabalho e de responsabilidade. A Associação Multimédia tem vindo a realizar um bom trabalho de consolidação das suas atividades que se têm traduzido em algumas propostas de valor para os seus associados.

Num programa que se pretende que seja mais de continuidade do que de ruptura parece-nos importante que a AssociaçãoMultimédia seja vista como promotora das principais tendências da indústria e montra das melhores práticas empresariais, purchase numa área em que surgem com frequência novos projetos, muitos deles com forte cariz tecnológico.

A proximidade e o envolvimento dos associados na APMP são fundamentais para que o conceito de rede funcione e por isso este deve ser um aspeto trabalhado de forma sistemática, procurando integrar estas empresas nos projetos e candidaturas que devem ser desenvolvidos em conjunto (ex.: I&D, parcerias).

A Associação Multimédia deve procurar ocupar mais espaço público no sentido de ser um parceiro para a área do Multimédia, procurando desta forma participar e influenciar a agenda política no que diz respeito a debate e decisões relativas aos seus sectores de atuação.

No atual contexto económico e social a comunicação da Associação Multimédia assume um papel determinante e deve ser melhorada no sentido de ajudar a reforçar a imagem de marca e a notoriedade junto da indústria. Deve ser assumida uma linha de comunicação integrada utilizando vários suportes (newsletter, site, redes sociais) .

Neste âmbito, o programa de mandato para 2013-2016 assenta em 4 Eixos Prioritários:

1 – Tendências da indústria e melhores práticas empresariais

Este eixo tem como objetivos afirmar a Associação Multimédia como líder na promoção das tendências da indústria e servir de montra para as empresas partilharem as melhores práticas.

Atividades a desenvolver:

a) conferência anual com tema marcante (componente científica)
b) prémio nacional multimédia (prestigio e valor)
c) tech i talk (inovação)
d) jantares debate com empresas oradoras (best pratices)
e) projetos I&D financiados (network)
f) artigo mensal / trimestral em publicação de referencia podendo contar com a capacidade de produção dos associados (espaço público)

2 – Relacionamento com os associados

Este eixo tem como objetivo fidelizar os associados e ajudar a desenvolver atividades que geram valor. Devem ser chamados a participar nas decisões da Associação Multimédia que tenham impacto nas suas áreas de atividade. Deve ser reforçado o âmbito nacional no que diz respeito à angariação de novos associados e à divulgação das atividades da Associação Multimédia.

Atividades a desenvolver:

a) inquérito opinião (sobre a APMP e as suas atividades)
b) partilhar candidaturas a projetos europeus (promoção e internacionalização dos associados)
c) angariar novos associados e convidar novos associados para os órgãos sociais
d) convidar os órgãos sociais a estarem presentes com regularidade em reuniões da direção APMP (envolvimento)
e) dar mais espaço / visibilidade aos associados no site da APMP (formato blog para publicar artigos)
f) criar fóruns de debate entre associados e a direção
g) protocolos com empresas (TIC, capsule serviços) para ter vantagens para associados

3 – Relações institucionais

Este eixo tem como objetivo ajudar a Associação Multimédia a ocupar espaço público e ser parceiro institucional no que diz respeito à agenda de assuntos relacionados com os sectores onde atua e particularmente com as empresas que representa.

Atividades a desenvolver:

a) reuniões com entidades públicas (tutela / cooperação)
b) parcerias com programas (governamentais / políticos) na área multimédia
c) protocolos com instituições de ensino (estágios empresariais, order estudos científicos)
d) fórum bianual para debate de agenda política na área multimédia

4 – Comunicação

Este eixo tem como objetivo gerir a imagem de marca da APMP e reforçar a sua notoriedade. A comunicação deve ser trabalhada de uma forma integrada utilizando os diversos suportes e cada vez mais online.

Atividades a desenvolver:

a) permuta de serviços com agência (gerir comunicação da APMP)
b) reformular o site em termos de estrutura e conteúdos (indexação noticias sobre a área)
c) manter a newsletter mensal
d) utilizar redes sociais para divulgar eventos e projetos incluindo o Twitter para comunicar com jornalistas e líderes de opinião
e) criar conteúdos para as redes sociais (ex.: convite jantar debate, prostate fotos, price vídeo)
f) aumentar presença nos meios de comunicação social (convites, press releases, tempo antena)
g) utilizar as redes sociais (ex.: FB da APMP) incluindo o LinkedIn como fórum de partilha dos profissionais do multimédia.

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